top of page

O VERDADEIRO AMOR LANÇA FORA TODO MEDO.

1 JOÃO 4:18 – “No amor não há medo; pelo contrário, o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor.”

O apóstolo Paulo disse que por um homem o pecado entrou no mundo (Rm 5:12), já o profeta Isaías afirmou que os pecados fazem separação entre os homens e Deus (Is 59:2). No Jardim do Éden, Deus disse para Adão que ele poderia comer de todos os frutos, menos o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. No entanto, Adão e sua mulher Eva comeram do fruto que Deus havia proibido que eles comessem. A desobediência de Adão fez com que o pecado entrasse no mundo. Depois de desobedecer, ele teve medo e se escondeu ao ouvir a voz de Deus. Adão preferiu afastar-se de Deus ao entender que haveria consequência para seu ato. Desde então, o homem possui uma forte inclinação à desobediência, preferindo distanciar-se de Deus e da verdade.

O medo é uma reação instintiva do ser humano que o deixa em estado de alerta diante do perigo. Ao acreditar na possibilidade da existência de um risco de morte, ou mesmo na iminência de que alguma coisa ruim possa acontecer, o medo causa reações no cérebro e no corpo. O medo pode causar diversas reações, desde um pequeno susto ou, em casos mais extremos, pode ocasionar estado de pânico, resultando em uma total paralisação das ações impedindo que a vida continue seguindo em frente. É normal sentir medo em situações de adversidades ou de um futuro incerto, todos nós temos medos, porém, não podemos permitir que eles nos dominem ou acabem nos derrotando. A princípio, o medo funciona como um freio que nos faz parar, pensar e refletir sobre nossas decisões, no entanto, não podemos deixar de seguir em frente, o que importa é escolher o melhor caminho. A fé em Jesus nos fortalece com a esperança de alcançarmos a vida eterna, com isso podemos entender o amor de Deus expressado na vinda de seu Filho.

João nos lembra que Deus é amor e que Ele nos amou primeiro, enviando seu Filho como propiciação do perdão dos nossos pecados. Uma das maiores preocupações do homem é tentar compreender o que acontece após a morte. O medo da condenação aflige a alma humana, mas João afirma que devemos permanecer no amor de Cristo, pois seu amor segue nos aperfeiçoando, para que tenhamos a confiança no Dia do Juízo. Se Jesus é a maior expressão do amor de Deus, nele podemos confiar e ter fé que o verdadeiro amor lança fora todo medo.

João afirmou que o Pai nos amou primeiro enviando o Filho e, para que seu amor permaneça em nós, devemos amar uns aos outros. Amar o próximo foi o maior ensinamento deixado por Jesus, porém, ao homem natural parece ser difícil aprender a lição, para isso é preciso nascer de novo. João escreve ainda que o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. Para que Deus permaneça em nós devemos amar nossos semelhantes, pois ninguém nunca viu a Deus, mas podemos notar e amar aqueles que podemos ver.

Deus nos faz crer que estamos unidos a Ele através do seu Espírito. O Espírito nos dá o testemunho de que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Todo aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece unido a ele. É este amor que segue nos aperfeiçoando e que lança fora todo medo.

                                                                                                                                                   


Márcio Fostino.


Clique e saiba mais em:



Comentários


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • YouTube
bottom of page