top of page

TRANSFORME SUA VIDA SAINDO DA ZONA DE CONFORTO.

Atualizado: 24 de fev. de 2022

Mateus 4:18-19 – “E Jesus, andando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos Simão, Chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam a rede ao mar, porque eram pescadores. Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens”.

Pedro e seu irmão André eram simples pescadores até que um dia se encontraram com Jesus as margens do mar da Galileia. Naquele dia eles ouviram de Jesus aquela que seria a proposta mais desafiadora de suas vidas; Jesus propôs a eles que deixassem de ser simples pescadores para serem influenciadores de pessoas (pescadores de homens), de forma que pudessem conduzi-las a um novo caminho dando um real sentido às suas vidas. A pesca estava enraizada em suas vidas, não se tratava apenas de uma profissão ou forma de sobrevivência, o dia a dia deles estava totalmente interligado a atividade que eles exerciam no mar. A decisão de romper com as coisas que já estavam habituados a realizar rotineiramente não seria fácil, mas, eles decidiram seguir Jesus e tiveram suas vidas transformadas, depois daquele encontro eles nunca mais foram os mesmos.

O biólogo e cientista suíço Jean Piaget dedicou-se a estudar sobre o processo de aprendizagem do ser humano. Há dois conceitos importantes na teoria que ele desenvolveu o de assimilação e acomodação. Por exemplo: Um bebê que está acostumado com seu berço, na sua percepção todos os objetos terão a representação de um berço. Quando ele estiver diante de uma cama, que tem formato diferente causará no seu cérebro uma perturbação, embora haja diferença entre os dois objetos, ele ainda não consegue fazer a diferenciação, neste estágio acontece a assimilação, ou seja, para a criança trata-se de objetos similares. Ele só vai conseguir diferenciar e saber que está diante de dois objetos distintos quando houver a interversão de um adulto, neste estágio acontece à acomodação, quando o cérebro produz um novo conhecimento e consegue diferenciar as duas coisas. O processo de aprendizagem acontecerá durante toda vida, embora seja individual existe a necessidade da instrução de alguém com mais experiência e conhecimento. Em outras etapas o processo de aprendizagem se tornará mais complexo, pois não serão apenas novos objetos que serão apresentados, mas conceitos éticos, morais, espirituais e intelectuais dentre outros. Para Piaget o conhecimento acontece quando há a perturbação, ou seja, quando se é tirado da zona de conforto. O ambiente onde acontece a aprendizagem é importante, para haver a fixação do que está sendo ensinado tem que existir a motivação e, de regra não só a criança como o adulto precisam sentir a necessidade e o prazer para aprender.

Jesus chamou aqueles dois irmãos e se propôs a ensina-los para que se tornassem seus discípulos, eles foram tirados da zona de conforto. Durante três anos e meio eles tiveram ensinamentos que transformaram seus pensamentos e atitudes, Jesus ensinava não só com palavras, mas, principalmente com exemplificações. Ele descortinava os olhos dos discípulos fazendo-os enxergarem suas limitações e seus defeitos, ao mesmo tempo em que mostrava a cada um deles o seu potencial e o quanto eles poderiam ser bem sucedidos na missão que lhes fora confiada. Jesus os fez entender que poderiam confiar no propósito que Deus tinha para suas vidas e, o quanto dependiam Dele para realiza-la.

Muitas vezes nos decepcionamos com a realidade que estamos vivendo, nos frustramos com o rumo da nossa vida, corremos para alcançar algo como quem corre atrás do vento, não nos satisfazemos com algumas conquistas, no entanto, preferimos continuar a fazer as mesas coisas que nos limitam, pois é preferível não sofrer o incomodo da mudança a arriscar aprender novamente. Antes de encontrar Jesus aqueles dois irmãos viviam dessa forma, num dia eram tomados pela euforia de pescarem grande quantidade de peixes, mas no outro se frustravam por não terem pescado nada. Jesus ensinou-lhes que a finalidade da vida é servir uns aos outros, que o amor é a base para qualquer relacionamento e para tudo o que fizermos e que precisamos ir além e seguir adiante. O apóstolo Paulo sintetizou em poucas palavras os ensinamentos de Jesus dizendo: “E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria”. Quando usamos todo nosso conhecimento apenas para nosso bem estar, obtenção de conquistas pessoais e bens materiais, nunca nos sentiremos realizados. Em contrapartida, quando nos agarramos à oportunidade de aprendermos a amar, servir, compartilhar, alegrar-se com o crescimento e a felicidade do outro, o propósito de Deus é revelado através de Jesus a cada um de nós e assim podemos fazer a diferença.


Márcio Fostino


Clique e saiba mais

Para adquirir o livro NAS MÃOS DE DEUS, clique no link abaixo:





145 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page