top of page

A CHAVE QUE ABRE A PORTA.

APOCALIPSE 3:7-8 - “E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre, e ninguém fecha; e fecha, e ninguém abre: Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome”.

Davi é considerado o rei mais importante da toda história Israel. Sobre seu reinado o reino de Israel foi unificado e o território expandido e estabelecido. Posteriormente o cargo de rei passou a ser ocupado por seus descendentes, ao ser nomeado rei o herdeiro se sentaria no trono de Davi. Naquela época havia uma função administrativa que era ocupada por alguém de confiança do rei, o escolhido seria o responsável por permitir quem teria acesso ou não ao monarca. No reinado de Ezequias essa função era ocupada por um homem chamado Sebna, fazendo uso de sua posição ele planejava fazer com que Israel fizesse uma aliança com o Egito, porém, Deus usa o profeta Isaías para anunciar que iria puni-lo e, em seu lugar colocar um servo fiel. Através do profeta Deus anunciou que elevaria Eliaquim, filho de Hilquias, ao posto de mordomo do rei. O Senhor anuncia que Eliaquim seria como um pai para os moradores de Jerusalém e para o povo de Judá. Através dele as pessoas teriam a oportunidade de se aproximar do rei, pois Isaías afirma que: “E porei a chave da casa de Davi sobre o seu ombro, e abrirá, e ninguém fechará; e fechará, e ninguém abrirá” (Is 22:22).

Isaías foi o primeiro profeta a anunciar a divisão de Israel cujo povo se tornaria cativo de outros povos, ele também profetiza sobre a vinda de um Messias que salvaria o povo e unificaria a nação. O salvador da nação era descendente de Davi, originário da tribo de Judá. No Novo Testamento as profecias se aplicam a Jesus. Em apocalipse Ele é apresentado como aquele que é verdadeiro, que tem a chave de Davi, a porta que ele abre ninguém pode fechar, e a que ele fecha ninguém pode abrir. Esta porta é a porta da graça, da salvação que leva a vida eterna. Jesus é a porta que leva a Deus. Jesus tem a chave da vida, pois, venceu a morte, Ele foi crucificado, morto e ao terceiro dia ressuscitou, por intermédio d’Ele obtemos a eternidade da alma.

As primeiras chaves começaram a ser produzidas no Egito há 4 mil anos atrás. Ao longo da história diversos modelos de chaves foram produzidas, bem como alguns tipos de matérias foram utilizados; madeira, ferro, bronze ou até mesmo o ouro, cada uma delas tinha uma serventia diferente. A vida é feita de oportunidades, cada porta que se abre é uma oportunidade. Toda porta que tem algo de valor tem uma fechadura, para destranca-la é necessário que se tenha uma chave especifica. Deus sempre vai precisar usar alguém como chave para abrir as portas. Cada pessoa é única em seu DNA, mas, são as nossas experiências que nos tornam diferente do outro. Deus quer usar cada um de nós para seus propósitos, porém, antes precisamos ser modelados por suas mãos, para isso, Ele vai usar o testemunho de Jesus e a ação transformadora do Espírito Santo.

A vida é um eterno aprendizado, aprendemos com os nossos erros e acertos. Deus coloca portas em nosso caminho para que possamos abri-las, para isso ele nos prepara e nos usa para dar testemunho de sua grandeza. Através de nós outras pessoas conhecerão a Cristo e terão suas vidas transformadas. À medida que nos tornamos servos do reino dos céus as portas se abrirão em nossas vidas e das pessoas que nos cercam.


Márcio Fostino.


Clique e saiba mais em:


81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page