top of page

PEDRA BRANCA DE APOCALIPSE.

Atualizado: 24 de fev. de 2022

APOCALIPSE 2:17 – “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe”

Ao escrever para comunidade cristã de Pérgamo na carta de Apocalipse, o apóstolo João salienta que Jesus conhece bem as obras praticadas por aquela igreja. Apesar de estar localizada numa região onde havia vários templos pagãos, cujo imperador era cultuado em rituais de adoração onde habitantes da cidade eram convidados a proclamar “César é o Senhor”, a igreja de Pérgamo mantinha a fé em Cristo. Como ocorria em outras localidades, os cristãos daquele lugar sofriam perseguição, no entanto, a maioria permanecia fiel, porém, Jesus adverte que existiam infiltrados entre eles alguns que se entregavam a uma falsa doutrina, sendo assim, João escreve exortando estes a buscarem o arrependimento. A mensagem termina dizendo quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas, e revela que aqueles que persistissem no caminho da fé receberiam o maná escondido e uma pedra branca com um novo nome escrito, o qual ninguém recebe.

Depois de sair do Egito, os israelitas eram sustentados pela providência de Deus, todos os dias eles recebiam um maná que descia do céu. No deserto eles vivenciaram os milagres de Deus e chegaram a uma terra abundante. Uma ilustração usada por alguns estudiosos bíblicos nos ajudam a entender a promessa de receber uma pedra branca com um novo nome escrito, para aqueles que perseverarem na fé. A primeira se refere aos julgamentos que ocorriam em algumas comunidades daquela época, no julgamento de um réu o juiz trazia consigo uma pedra branca que atestava a sua inocência. Todos nós compareceremos diante do tribunal de Cristo para sermos julgados, a pedra branca recebida é sinal de inocência, não por mérito, mas pela graça de Deus que entregou seu filho por nossos pecados, e a fé em Jesus nos livra de toda condenação. Aqueles que ouviram a voz do cordeiro e perseveraram até o fim terão seu nome escrito no livro da vida.

Outros estudiosos acreditam que a pedra branca refere-se a um costume que existia principalmente entre os gregos, um viajante chegava num lugar onde se hospedava, e, ao fazer amizade com o dono da hospedaria, costumava-se pegar uma pedra branca que era partida ao meio, o nome dos dois era escrito na metade que ficava com o outro, aquela pedra era o sinal de amizade entre os dois e seus parentes.

Um dos maiores evangelistas cristão, John Wesley fez o seguinte comentário sobre o nome escrito na pedra branca: “Jacó, depois da sua vitória, ganhou o nome de Israel. Queres tu saber qual será o teu novo nome? É simples, vence. Até então toda a tua curiosidade é vã. Depois o lerás escrito na pedra branca”. Quando acreditamos na recompensa que receberemos por fazermos algo, nos esforçamos ao máximo para sermos recompensados, dedicamos, lutamos e nos esforçamos, porque sabemos que existe um prêmio. A fé em Cristo nos faz crê que existe uma grande recompensa que nos aguarda. O esforço que fizermos para transpor os obstáculos pelo caminho só nos fará crescer, resistir às lutas só nos tornará mais fortes e o permanecer em Cristo nos trará o benefício de uma vida de paz e abundância e, ao que perseverar receberá uma pedra branca com um novo nome escrito.


Márcio J. Fostino.


Clique e saiba mais em :


Para adquirir o livro NAS MÃOS DE DEUS, clique no link abaixo:








770 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page