top of page

QUE EU DIMINUA PARA QUE ELE CRESÇA.

Atualizado: 24 de fev. de 2022

JOÃO 3:30 - “É necessário que ele cresça e que eu diminua”. João, filho de Zacarias recebeu a mensagem de Deus no deserto. Ele atravessou toda a região do rio Jordão, anunciando arrependimento e batismo para perdão dos pecados. Segundo a tradição judaica daquela época, os estrangeiros que desejassem ser circuncidados e fazer parte da comunidade de Israel precisavam passar pelo ritual do batismo. João chama os próprios israelitas para que se arrependessem e fossem batizados. Sua mensagem aos poucos foi atraindo cada vez mais seguidores, logo, ele havia feito muitos discípulos, que buscava segui-lo. João sempre procurou mostrar que um dia viria um homem que seria maior que ele. Quando Jesus foi ao seu encontro no rio Jordão para ser batizado, João Batista afirmou que aquele era o que havia de vir. Depois daquele encontro Jesus foi para o deserto onde ficou por 40 dias. Em seguida, Ele começou seu ministério percorrendo toda região da Galileia, ensinando sobre os princípios de Deus aplicados aos relacionamentos e as decisões do dia a dia, além de ensinar sobre a realidade de uma vida vindoura.

Os milagres e ensinamentos atraíam cada vez mais seguidores, desta forma, aumentava os discípulos de Jesus. Muitos dos discípulos de João Batista (aquele que batizava) começaram a seguir Jesus. Enquanto Jesus foi para Judeia, onde seus discípulos batizavam sobre sua autoridade, João batizava em Enom, junto a Salim (Jo 3:22-23). Alguns discípulos de João tiveram uma discussão com um judeu sobre a cerimônia de purificação. Eles foram até João e perguntaram: “Mestre, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tens dado testemunho, está batizando, e todos lhe saem ao encontro”(Jo 3:26). João respondeu que o homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada e, afirmou que eles eram testemunha que ele não era o Cristo. Ele sabia que iria se tornar menos relevante a medida que o Cristo fosse se revelando.

Existe um ritual de passagem em muitas modalidades esportivas coletivas e individuais, onde um atleta já renomado e consagrado aos poucos vai sendo substituído por alguém mais jovem. É muito comum em espetáculos musicais uma banda ou artista de menor expressão se apresentar antes da atração principal criando uma espécie de atmosfera musical, isso acontece para que enquanto aguarda, o público seja preparado para contemplar a chegada daquilo que estava esperando. Embora os judeus esperassem a vinda do Messias, eles não estavam preparados para receber a mensagem de Jesus, pois, seus ensinamentos confrontavam com muitas de suas práticas e crenças. João Batista tirou o foco da religião dos escribas e fariseus e levou para o deserto, além do Jordão, ensinou sobre arrependimento e batismo de purificação. Quando Jesus foi ao seu encontro o caminho já estava aberto e, seus primeiros discípulos foram os seguidores de João.

Os evangelhos falam sobre Jesus, mas de fato o discipulado acontece verdadeiramente por intermédio de alguém que já se tornou discípulo, são as atitudes que chamam a atenção para mensagem do evangelho. Se dissermos que somos seguidores de Jesus, as pessoas precisam ver Cristo em nós. Nossos dons, talentos e todos os recursos são dádivas que nos foram concedidas por Deus, devemos reconhecer seu poder em nossa vida. Precisamos nos diminuir à medida que uma pessoa que foi levada a Jesus através de nós vai conhecendo a verdade, para que Cristo cresça e permaneça. Não podemos nos tornar ídolo de alguém, mas instrumentos de conversão, para uma nova vida, onde Jesus seja o caminho de uma vida de relacionamento com princípios e a vontade de Deus. Não podemos fazer nada de nós mesmo, não somos capazes de mudar o interior de ninguém ou alterar sua fé, mas podemos induzir a uma decisão que representa conhecer aquele que pode mudar e transformar, levando a viver uma vida com grandes propósitos.


Márcio J. Fostino.


Clique e saiba mais em:


Para adquirir o livro NAS MÃOS DE DEUS, clique no link abaixo:








116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
bottom of page